A glutamina é um dos suplementos mais utilizados quando o assunto é melhora do sistema imunológico. Porém, estudos têm demonstrado que a glutamina tem uma importante função na saúde intestinal, além de funções como auxiliar na recuperação muscular.
A glutamina é produzida pelo nosso organismo, sendo o aminoácido livre mais abundante no nosso corpo. Entretanto, em condições especiais, como após exercícios intensos e prolongados, ela se torna um aminoácido condicionalmente essencial, ou seja, mesmo sendo produzida pelo nosso organismo, a sua utilização aumenta muito com a prática do exercício.
Ela garante a integridade do tecido muscular, participa do metabolismo energético e atua aperfeiçoando o sistema imunológico. Fora isso, a suplementação de glutamina favorece o organismo na obtenção de um balanço nitrogenado positivo, ou seja, a glutamina tem uma potente função anticatabólica.
A glutamina pode auxiliar na diminuição da incidência de infecções como gripes e resfriados, evitar a degradação da proteína muscular (efeito anticatabólico), aumento da capacidade antioxidante, regeneração e manutenção da mucosa intestinal, resultando em melhorias na digestão do alimento e posterior assimilação dos nutrientes, diminuição dos sintomas de excesso de treinamento (overtraining).
Melhora no sistema imunológico
Melhora da integridade intestinal
Acelera a recuperação muscular
A glutamina tem efeito crônico, por isso pode ser utilizada em qualquer momento do dia, além permitir ser consumida em conjunto com qualquer outro suplemento.